Aquece e depois esfria, mas não pode ser qualquer temperatura

Após obter a mistura homogênea de água e mel, você deixa esfriar até a temperatura que a levedura pede, aí se adicionam as leveduras cuidadosamente à solução em certa temperatura. O Ruan mencionou que usa uma levedura do vinho semi-seco, as mesmas que são usadas na preparação desse tipo de vinho e são importadas do Canadá por amigos que também fabricam o hidromel. Essas leveduras são usadas devido ao resultado que trazem; aí nela vem a informação que ela tem que ser ativada, inoculada, a, por exemplo, 30 °C. Esta etapa pode parecer simples, mas, entretanto, é necessário conhecimento e prática apurados: se você colocar a 33, pode matar a levedura, entendeu?

A inoculação das leveduras consiste basicamente em adicionar uma quantidade de leveduras à mistura de mel e água, para que elas comecem a crescer e se reproduzir no meio e então consumir os açucares fermentáveis, mas você tem que fazer ela bem certinho com essa questão de temperatura, utilizar um termômetro para o controle da temperatura no meio reacional. Ela pode ser mais baixa, só que não pode ser tão baixa, porque essa do semi-seco por exemplo, se for de 15 a 30 e você colocar a 10 graus pode congelar a levedura, vai matar ela por falta de temperatura, vai dar tipo uma hipotermia. Eu não entendendo muito bem, porque é parte da fabricação, mas não é do meu entendimento, saca?

A palavra “hiportermia” tem origem grega e é resultante da associação dos termos “hypo”, que significa “abaixo” e “thermos” que significa “temperatura”. Refere-se à redução da temperatura corporal de seres humanos, devido a exposição prolongada ao frio (SILVA, 2008). O que ocorre com as leveduras em temperaturas mais baixas é a redução de suas atividades biológicas, as quais são mais ativas em temperaturas que variam de 25°C a 30° C. Se você colocar mais de 30 graus ela morre, perde suas funções biológicas e, além disso, pode produzir condições propícias para o aparecimento de outros microrganismos e haver consideráveis perdas de álcool por evaporação.

Prossiga para: Adiciona a levedura, o fungo...

Volte para: Esquenta a água, joga o mel lá dentro e deixa mexendo