Você sabe o que é hidromel?

PDF

Breve histórico desta pesquisa

A narrativa que vocês vão ler agora é fruto de uma investigação realizada na unidade curricular Instrumentação para o Ensino de Química IV, do curso de Química – Grau acadêmico Licenciatura, da Universidade Federal de São João Del Rei, na qual buscamos aprender com o Ruan, um estudante do curso de Física, os segredos da produção de uma bebida conhecida pelo nome de hidromel, a qual é preparada sem utilizar conhecimento científico e tecnologia avançada.

O trabalho foi feito por mim, Camilla Fonseca, e por meu colega Rhayner Germmano, e envolveu a realização de uma visita à casa do Ruan para aprendermos o processo e registrá-lo por meio de fotografia e áudio. De volta à Universidade, transcrevemos as gravações para a forma escrita, realizamos pesquisas em revistas científicas e escrevemos uma narrativa na forma híbrida, destinada a estudantes de ensino médio, na qual misturamos a linguagem científica com a linguagem do Ruan.

Nesta pesquisa, questionamos se é possível aprender Química sem utilizar o livro didático. Os resultados somados aos dos outros trabalhos realizados na mesma unidade curricular, mostraram que há vários saberes e práticas na comunidade que podem ser usados para ensinar e aprender química na escola, como é o caso da produção do hidromel. Nossa intenção não é ensinar você a fazer a bebida, nem estimular o seu consumo ou fazer propaganda da mesma, mas descrever e estimular a compreensão do conhecimento envolvido. Nesse sentido, desejamos que faça uma boa leitura e, por favor, deixe-nos saber depois o que aprendeu.

              Rhayner

 

                     Camilla

Prossiga para: Uma bebida antiga

Volte para: Só mel e água? Não vai mais nada?